domingo, 7 de agosto de 2011

Bullying

Boa noite amados!!!

Fiz esse pequeno textinho para a facul e gostei muitcho. #abafa

Portanto, publicarei aqui...huahuahua

Bullying é uma tema moderno? É um problema da nossa sociedade de hoje? Acredito que não.



Acredito que o mesmo só alcançou o patamar, a dimensão de que tem hoje, devido não ter sido considerado como um problema na época da colonização do Brasil e de qualquer outra colônia. Se fizermos uma análise crítica da nossa colonização, os primeiros brasileiros a sofrerem bullying foram os nossos índios, quando lemos ainda hoje nos nossos livros de história que eles foram “trocados” pelos negros africanos porque eram “preguiçosos” .



O tema em questão é uma forma que os mais fortes tem de humilhar os mais fracos, é uma forma agressiva de que os supostos mais fortes tem de mostrar sua superioridade. Pergunto-nos, isso não acontece todos os dias quando os estudinenses acordam e se sentem os donos do mundo? Quando impõem barreiras ao resto do mundo, para provar sua superioridade?



Na minha opinião deveríamos refletir o assunto como algo bem maior do que ele vem sendo discutido. O bullying não é algo circunscrito a área da educação, mas ele é um problema cultural mundial.

Mas e as vítimas? Um dia conseguirão superar seus traumas? Bem, esse assunto é mais complexo ainda. Teríamos que fazer uma análise caso a caso, pois muitos extraem desse comportamento força para superar suas próprias dificuldades, outros não...E quem poderá falar quem é o certo? Talvez Freud, mas quem nos garante que até ele não foi alvo do bullying...

Analisemos esse trecho retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud : "Nascido Sigismund Schlomo Freud, em 1877 abreviou seu nome para Sigmund Freud. Aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros. Morou em Viena até 1938, quando, com a vinda do nazismo (Freud era judeu), refugia-se na Inglaterra. Era excelente aluno, porém, por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de Direito ou Medicina, optando por este último" ( Grifos Meus). Exclusão não seria uma forma de bullying?

Beijos da comadre