domingo, 7 de agosto de 2011

Bullying

Boa noite amados!!!

Fiz esse pequeno textinho para a facul e gostei muitcho. #abafa

Portanto, publicarei aqui...huahuahua

Bullying é uma tema moderno? É um problema da nossa sociedade de hoje? Acredito que não.



Acredito que o mesmo só alcançou o patamar, a dimensão de que tem hoje, devido não ter sido considerado como um problema na época da colonização do Brasil e de qualquer outra colônia. Se fizermos uma análise crítica da nossa colonização, os primeiros brasileiros a sofrerem bullying foram os nossos índios, quando lemos ainda hoje nos nossos livros de história que eles foram “trocados” pelos negros africanos porque eram “preguiçosos” .



O tema em questão é uma forma que os mais fortes tem de humilhar os mais fracos, é uma forma agressiva de que os supostos mais fortes tem de mostrar sua superioridade. Pergunto-nos, isso não acontece todos os dias quando os estudinenses acordam e se sentem os donos do mundo? Quando impõem barreiras ao resto do mundo, para provar sua superioridade?



Na minha opinião deveríamos refletir o assunto como algo bem maior do que ele vem sendo discutido. O bullying não é algo circunscrito a área da educação, mas ele é um problema cultural mundial.

Mas e as vítimas? Um dia conseguirão superar seus traumas? Bem, esse assunto é mais complexo ainda. Teríamos que fazer uma análise caso a caso, pois muitos extraem desse comportamento força para superar suas próprias dificuldades, outros não...E quem poderá falar quem é o certo? Talvez Freud, mas quem nos garante que até ele não foi alvo do bullying...

Analisemos esse trecho retirado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud : "Nascido Sigismund Schlomo Freud, em 1877 abreviou seu nome para Sigmund Freud. Aos quatro anos de idade sua família transferiu-se para Viena por problemas financeiros. Morou em Viena até 1938, quando, com a vinda do nazismo (Freud era judeu), refugia-se na Inglaterra. Era excelente aluno, porém, por ser judeu, só poderia escolher entre os cursos de Direito ou Medicina, optando por este último" ( Grifos Meus). Exclusão não seria uma forma de bullying?

Beijos da comadre

3 Comments:

Luma Rosa said...

Bullying virou um termo genérico. Agora tudo é bullying!!
No caso de Freud, foi perseguição a uma raça e isso se chama Discriminação ou racismo, mas você sabe!
Bullying se confunde com "Assédio moral" - o que acontece dentro do ambiente de trabalho e até mesmo entre marido e mulher. Bullying é sinônimo de "assédio escolar" devendo ser aplicado a este ambiente. Fora deste local, recebe outra nomenclautura. Infelizmente por causa dessa mania de generalizar, para melhor explicar, tudo virou bullying.
Boa semana! Beijus,

Lulu on the sky said...

Bullying sempre existiu comadre. A diferença é que antigamente esses assédios escolares, exclusões sociais todo mundo sabia mas ninguém levava adiante para combater um mal que traz consequências psicológicas pra uma vida toda.
Big Beijos

Anônimo said...

depois da tal fake anne amarela...(Sua amiga) hahaahahagora é a vez da mae fake...